Vida Nocturna
Bem vindo ao vidanocturna, agradecemos a todos os membros que façam a sua apresentação.
Caso não se encontre registado é possivel que não possa visualizar a totalidade deste forum.
Vida Nocturna

um forum para todos aqueles que gostam de conviver e divertir-se a qualquer hora, em qualquer lugar!!!
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

 

 BMW 118d / Mazda 3 2.2 MZ-CD

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Autor Mensagem
Froggy
Bau
Bau
avatar

Mensagens : 229
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 28
Localização : Fanqueiro

MensagemAssunto: BMW 118d / Mazda 3 2.2 MZ-CD   Qui Out 29, 2009 1:54 am

Ainda recente no nosso mercado, a nova geração do Mazda 3 surge aqui numa das suas propostas mais equilibradas em termos da relação entre preço e potência. Do outro lado da barricada espera-o o BMW 118d, uma proposta que alinha por valores semelhantes de potência e que partilha com o Mazda de uma imagem um pouco mais desportiva.

Logo ao primeiro contacto, destaca-se a boa qualidade de construção destes dois modelos, as escolas germânica e nipónica não deixam os seus créditos ao abandono e em termos de carroçaria, não se encontram folgas muito pronunciadas, nem desalinhamentos dos painéis móveis dignos de nota.

A garantia mecânica de três anos do Mazda dá-lhe alguma vantagem face aos dois anos do BMW e essa vantagem mantêm-se quando analisamos as bagageiras. O Mazda 3 possui mais dez litros de capacidade (340, face aos 330 do 118d) e, além disso, também possui um acesso melhor. No campo dos sistemas de segurança, os dois modelos apresentam as soluções normais para o segmento: controlo de estabilidade, duplo airbag, airbags laterais e cortinas insufláveis.

O cuidado verificado na construção da carroçaria estende-se ao habitáculo de qualquer um destes modelos. Se por um lado o BMW apresenta uma melhor escolha de materiais nas portas, por outro, o Mazda mostra um maior aprumo na montagem, sendo difícil encontrar folgas proeminentes. Todo o interior transmite uma imagem muito sólida. Menos conseguida é a estrutura e o desenho dos bancos dianteiros.
Parecem algo frágeis face ao que seria de esperar, já que quando o condutor apoia a nuca no encosto de cabeça sente uma ligeira pancada nas costas (mecanismo dos encostos de cabeça activos com um pouco de folga). Por isso e pelo facto da pega e do formato do volante do BMW ser melhor, a posição de condução deste último está uns furos acima.

O equipamento das duas unidades comparadas é equivalente e as diferenças entre os dois não justificam que nenhum se destaque face ao outro. O mesmo já não se pode dizer em relação ao espaço e versatilidade. A habitabilidade traseira do BMW, algo acanhada, e a escassez de espaços de arrumação generosos na capacidade, colocam-no atrás do Mazda. Já no conforto, as posições invertem-se. O motor do 118d está melhor insonorizado e a utilização de jantes de liga leve de 16 polegadas favorece o conforto quando se circula em pisos mais degradados. A suspensão exibe um bom trabalho, mas sente-se que também é defendida pelos pneus de perfil 55. O mesmo não se pode dizer do Mazda que nesta versão Sport inclui jantes de liga leve de 17 polegadas que fazem com que este japonês processe o mau piso de forma algo seca.

No dia-a-dia o BMW é mais “amigo” do condutor, pois além de ser mais curto em comprimento, também possui uma direcção mais leve e um diâmetro de viragem mais reduzido. Estes factos reunidos tornam fáceis as manobras em cidade e mesmo penalizado por uma pior visibilidade traseira que o Mazda, consegue ser ligeiramente mais fácil de conduzir. Além disso, os seus comandos são mais directos e esta característica também o favorece quando os percursos se tornam mais exigentes, dando-lhe uma maior interactividade com o condutor. O Mazda não se fica atrás e mostra-se igualmente ágil em curva. A direcção é precisa e a suspensão controla muito bem os movimentos da carroçaria.

O BMW, mesmo sendo um tracção traseira, não consegue dar aquela componente de diversão a que a marca nos habituou. Os pneus de maior perfil só ajudam a reforçar a tendência deste Série 1 para a frente alargar a trajectória em curva e os seus 143 cv não se mostram suficientes para compensar tal facto com uma deriva do eixo traseiro provocada pelo acelerador. Em suma, são dois modelos com um comportamento apurado, capazes de proporcionar ao condutor bons momentos de condução, sem sustos nem arritmias.

Nas prestações temos uma espécie de empate técnico, com o BMW a vencer nas acelerações e o Mazda a “vingar-se” com recuperações melhores, tirando partido do motor que o anima e que tem um binário superior ao do modelo bávaro em 60 Nm. Já na travagem, estamos diante de dois bons modelos que conseguem bons valores numa travagem dos 120 km/h até à imobilização, mas os 53 metros conseguidos pelo BMW merecem destaque já que é um valor próximo de muitos desportivos do mercado.

Um dos trunfos do Mazda, o seu motor, surpreende também pelos consumos, conseguindo uma média ponderada equivalente ao BMW, que se encontra equipado com as soluções Efficient Dynamics habituais. Já o facto de ir à revisão a cada vinte mil quilómetros não abona muito a seu favor pois o 118d apenas o faz a cada 30 mil. A imagem de marca da BMW beneficia o valor de retoma deste pequeno familiar, mas no decisivo preço final, o Mazda surge com um valor mais atractivo que o BMW. A proposta japonesa custa menos 2600 euros sensivelmente que o alemão, mas ainda assim é insuficiente para virar a componente da economia a seu favor.

_________________
*Por mais independente que a pessoa seja ela sempre vai precisar do ar pra viver.
*Os sonhos nunca desaparecem sempre que as pessoas não os abandonem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

BMW 118d / Mazda 3 2.2 MZ-CD

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum: Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vida Nocturna :: Interesses da malta :: Carros/mecanica/tuning :: Geral -
Criar fórum no Forumeiros | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Criar um fórum