Vida Nocturna
Bem vindo ao vidanocturna, agradecemos a todos os membros que façam a sua apresentação.
Caso não se encontre registado é possivel que não possa visualizar a totalidade deste forum.
Vida Nocturna

um forum para todos aqueles que gostam de conviver e divertir-se a qualquer hora, em qualquer lugar!!!
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

 

 Fiat 500C 1.3 Multijet / Citroën C3 Pluriel 1.4HDI Charleston

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Autor Mensagem
Froggy
Bau
Bau
avatar

Mensagens : 229
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 28
Localização : Fanqueiro

MensagemAssunto: Fiat 500C 1.3 Multijet / Citroën C3 Pluriel 1.4HDI Charleston   Qui Out 29, 2009 1:49 am

Que o Fiat 500 é um sucesso de imagem e carácter, poucos questionam e agora com a versão descapotável, este saudosista utilitário ganha ainda mais charme, conquistando certamente ainda mais corações. Dentro deste segmento de preço, praticamente apenas um adversário surge do outro lado da barricada e também traz com ele algumas memórias do passado. Trata-se do C3 Pluriel Charleston que aqui e ali relembra o 2 CV e tem a mesma forma de encarar a condução a céu aberto, ou seja, uma capota que recolhe apenas no tejadilho, deixando intacta toda a estrutura dos arcos das portas e dos pilares.

Precisamente por permitir remover os pilares traseiros e o arco das portas é que o C3 Pluriel não inclui cortinas insufláveis, o que o coloca abaixo do 500C no que diz respeito aos sistemas de segurança. Contudo, recupera bem essa desvantagem pontual, “puxando da cartola” uma bagageira que tem um acesso bem melhor e uma capacidade mais generosa em cerca de oitenta litros.

Na montagem da carroçaria, os dois modelos podem considerar-se no mesmo patamar qualitativo e o mesmo se aplica às garantias, sendo ambos salvaguardados por dois anos contra problemas mecânicos.

O interior mais espaçoso e versátil favorece o Citroën que, precisamente, por ter uma maior habitabilidade, oferece ao condutor uma melhor posição de condução. No Fiat, o volante apenas regula em altura e uma vez sentado, o condutor vai sempre com o joelho encostado à consola central, não dando grande espaço de manobra. Com estofos integralmente em pele, sensores de luz e chuva e cruise control, entre outros, o modelo francês também surge mais bem equipado.

No habitáculo, o Fiat apenas consegue roubar pontos ao Citroën na qualidade percepcionada e na insonorização. Neste ponto a diferença sente-se, essencialmente, quando se viaja com as capotas totalmente abertas. Se o Fiat consegue andar a velocidades mais altas sem problemas, já o Citroën, sensivelmente, acima dos 70 km/h sofre de alguns ruídos aerodinâmicos, junto aos bancos traseiros que se tornam gradualmente incomodativos.

Onde o Fiat se torna difícil de bater é na facilidade com que se conduz, em especial no meio das ruas e vielas urbanas. Para começar, tem pouco mais de três metros e meio de comprimento, depois a direcção é muito leve, cortesia do sistema City, os comandos são muito directos e para finalizar a unidade ensaiada está equipada com sensores de estacionamento traseiros. Só sai penalizado porque, com a capota totalmente recolhida, a visibilidade traseira fica muito prejudicada, tendo o condutor como único recurso os retrovisores laterais, mas isso também acontece com o seu adversário.

O Citroën é um modelo confortável, a suspensão exibe um bom trabalho, mas estruturalmente não se podem esperar milagres de um modelo com a sua carroçaria tão “sui-generis” e é normal que num ou noutro buraco a sua rigidez não consiga impedir algumas vibrações. Já o Fiat tem um amortecimento mais seco, mas consegue dar bem conta do recado. Esse amortecimento e o facto de ter uma das melhores plataformas do segmento dão-lhe um comportamento dinâmico muito ágil. Torna-se até divertido unir a sua facilidade de condução e eficácia a uma estrada mais sinuosa, em especial se isso for feito num troço de floresta com a capota recolhida na totalidade.

O motor 1.3 Multijet não é um primor na entrega de binário e, efectivamente, o acelerador só tem uma resposta concreta acima das 2000 rpm, facto que o inibe de ter umas melhores prestações. Demorar 14,5 segundos numa aceleração dos 0 aos 100 km/h não é um valor nada brilhante. Mesmo assim, consegue bater por mais de dois segundos os valores conseguidos pelo C3 Pluriel, que é francamente lento. Essa lentidão estende-se também às recuperações, obrigando várias vezes a um recurso à caixa de velocidades para dar um pouco mais de alento em certas manobras.

Os dois modelos mostram-se muito poupados nos consumos, mas o descapotável transalpino consegue fazer um consumo médio que fica pouco acima dos cinco litros, o que é um feito assinalável. Os dois possuem intervalos de revisão programados para os 30 mil quilómetros o que, também aqui, os torna igualmente apelativos.

Colocando estes opositores ensaiados no prato da balança dos preços, o Citroën bate o Fiat, custando menos cerca de 1110 euros, um valor que o Fiat poderá facilmente recuperar no momento da retoma, pois a imagem que está a construir em seu redor pode muito bem torná-lo numa proposta mais apetitosa para futuros interessados.

Acima de tudo, são duas propostas “alternativas”. Há soluções mais racionais no segmento, mas de manhã ir para o carro, para uns é um acto mecânico, para outros é mais que isso e se calhar para estes o C3 Pluriel ou o 500C podem fazer muito mais sentido. E entre os dois o Fiat acaba por ser o que reúne melhores argumentos, mas é por pouco.

_________________
*Por mais independente que a pessoa seja ela sempre vai precisar do ar pra viver.
*Os sonhos nunca desaparecem sempre que as pessoas não os abandonem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Fiat 500C 1.3 Multijet / Citroën C3 Pluriel 1.4HDI Charleston

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum: Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vida Nocturna :: Interesses da malta :: Carros/mecanica/tuning :: Geral -
criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Fóruns grátis no Forumeiros